terça-feira, 16 de abril de 2013

Racismo, anti-semitismo, homofobia

No último domingo, assisti, no Canal Viva, a uma entrevista da jornalista Glória Maria. Ela, que nunca se coloca como vítima, que não exerce qualquer militância, revelou ter sido vítima de racismo, como era de se esperar; afinal, está para nascer o negro que, neste país, não tenha uma história de constrangimento e humilhação para contar. 

Glória, que por muito tempo esteve no jornalismo político da emissora de maior audiência no país, era referida pelo então Presidente da República, João Batista Figueiredo como "aquela neguinha da Globo". 

Lembro, também, de uma entrevista do então Ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, que narrou situações que viveu, bastante ilustrativas do preconceito:
"G1 - O senhor poderia contar algum caso?
Edson Santos - Teve um que é de despreparo. Teve um que uma pessoa dentro do avião perguntou se éramos americanos, se falávamos inglês. Disse que não, que éramos brasileiros. Alguém disse: 'ele é ministro'. Daí a pessoa perguntou: 'de qual igreja'. E também quando era vereador, um funcionário de um prédio público falou que não era para entrar no elevador de autoridades.".
Em tal contexto, é justo que nós, negros, tanto quanto os homossexuais e os judeus, repudiemos a citação de versículos da Bíblia, por líderes religiosos seja de que igreja for, que venham a fortalecer estereótipos que identifiquem os negros como raça inferior, amaldiçoada... 

Eis, a seguir, o trecho da bíblia que narra maldição que, segundo o Pastor Marcos Feliciano, pesa sobre os negros africanos e seus descendentes:
"Gênesis 920 E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha.
21 E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda.
22 E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora.
23 Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai.
24 E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera.
25 E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.
26 E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo."
Pode parecer que discutir esse assunto, já tão repisado, seja desnecessário, porém quando lembramos que os negros foram escravizados e barbaramente torturados, por séculos, em nosso continente, sem que se levantasse uma única voz, dentre os cristãos, contra esse ato criminoso; quando lembramos que o nazismo dizimou milhões de judeus e, também comunistas, sob o silêncio e a omissão de protestantes e de católicos... O que se conclui? Essa multidão de cristãos camuflou baixos e reprováveis sentimentos de sadismo, de anti-semitismo e de racismo, justificando-os com versículos da Bíblia, como já se fizera, antes, quando mulheres, acusadas de bruxaria, foram queimadas vivas, nas fogueiras da inquisição, durante a Idade Média.

Por isso, e por que amo a a justiça e a liberdade, prefiro o livro de Mateus onde as palavras de Jesus indicam claramente um caminho de apreço, de respeito ao próximo:
"...O que queres que vos faça, façais ao próximo... " (Mateus 7:12);
"...Reconcilia-te com teu inimigo enquanto estás com ele no caminho..." (Mateus 5:25);
"..tira primeiro a trave do teu olho e então cuidarás de tirar o argueiro do olho do teu irmão..." (Mateus 7:5);
"...Sede, pois, perfeitos como vosso pai que está nos céus, que faz nascer o sol sobre bons e maus e chover sobre justos e injustos..." (Mateus 5:45).
"Se a vossa justiça não ultrapassar a dos fariseus de modo algum entrareis no reino dos céus."(Mateus 5:20) 
 Por isso (e por que é necessário escolher, minuto a minuto, a semente que se pretende semear, de amor ou de ódio), é que não se pode minimizar os efeitos de mensagens que induzem à segregação e ao desrespeito, ainda que  proferidas por quem se diga inspirado por Deus. 

Nenhum comentário: