quinta-feira, 17 de maio de 2012

A Marcha da Morte

Dois relatos publicados, na Revista "O Globo", de sobreviventes do Holocausto, colocam o leitor em contato com atrocidades praticadas pelo nazismo. Por mais que já se saiba do que é capaz certa categoria de seres humanos, quando alçada ao poder, a crueldade dos nazistas sempre surpreende e horroriza.

Michael Stivelman, um sobrevivente,  é autor do livro "A marcha da Morte", publicado recentemente, em que narra o horror vivido, ainda aos treze anos de idade, quando foi submetido, junto com um grupo de judeus poloneses, a uma caminhada forçada de 1500 KM. Ao longo do percurso, eram chicoteados, apedrejados, morriam pelo caminho e seus corpos eram deixados aos abutres ou sepultados em cova rasa. Essas marchas se tornaram comuns, ao final de 2ª guerra, quando milhões de judeus foram deslocados entre cidades, em mais uma tática de extermínio nazista.

O outro testemunho é de Alexander Liberman, publicado em 02/05/2010. Esse sobrevivente, depois de ter presenciado nazistas assassinando a irmã de apenas seis meses, juntou-se aos que combatiam o Nazismo, tornando-se soldado aos nove anos de idade. Sobreviveu a sete campos de concentração e fez parte da tropa de elite do exército israelense. Veja o relato no Guia do Estudante

Não faz muito tempo, na década de 70, outro louco fanático, o cambojano Pol Pot, comandou o assassinato de milhões de patrícios, obrigados a abandonar a capital (Phnom Penh) do Camboja, pequeno país localizado no Sudeste da Asia,  e migrar para a área rural para trabalhar em plantações de arroz, convertidas em verdadeiros campos de concentração

É de atemorizar. Afinal, nunca sabemos quantos "Hitler" estão por aí, despidos de qualquer compaixão, à espreita de exercer o sadismo típico de mentes doentias.

É bom abrir os olhos contra todo e qualquer preconceito, contra todo e qualquer fanatismo. A palavra é: "Aquilo que queres que os homens vós façam, fazei-o também a eles" (Mt, 7:12).

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Oração de São Bento

São Bento, livrai-nos dos corruptos que se instalaram no Poder e que, amparados pelo Poder, perpetuam suas maquinações e iniquidades.