segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Não gosto que me enganem...

O famoso bordão "Me engana que eu gosto", tema da MPB na voz do sambista Zeca Pagodinho, cabe como uma luva a muitas situações. É aquele sintoma, desde sempre conhecido, em que o sujeito, por pura acomodação, vai se ajustando a conveniências, comprando meias verdades...

"O pior cego é aquele que não quer ver?". É um outro bordão, sem ponto de interrogação... e com rima muito pobre... rrrrrrrrrrsssssssss

Basta um clique na wikipedia, basta um bom livro de história ou, mesmo, um pouco de memória e a luz de muitas verdades desponta. Mas, quem se importa com os fatos quando a luz que refulge é a da propaganda enganosa, vendendo ilusões, exibindo  números que atestam um desempenho desmentido pela realidade?

O que importa? Um crédito fácil proporcionando a aquisição de bens duráveis, inclusive automóveis entulhando e poluindo? Saneamento, saúde, educação básica, transporte coletivo e segurança pública seriam bens secundários?

O governo anterior, reponsável pela estabilização econômica, é sistematicamente acusado pelo Governo Lula pelos baixos investimentos em diversos setores. Essa afirmação é da mais absoluta má fé. "Investimento público" não combina com inflação galopante. Ou combina?

Talvez tenhamos que enxergar tudo invertido para crer que não se pôde investir, ao longo dos oito anos do Governo Lula, nesses setores mais críticos, verdadeiramente capazes de trazer bem estar coletivo... E aplaudir esse desempenho mediocre. Não foi possível, apesar dos números favoráveis da Economia?

Crescimento do PIB com saúde, transporte público e ensino público decadente...

Então, os que vivem de ilusão, adoram uma pregação, curtem um bom transe hipnótico,  façam bom proveito. Mas lembrem-se de que, se a questão é sair da realidade, um bom porre prejudica menos que uma fé cega em qualquer "salvador" de plantão.

E que Deus nos ajude e nos livre dos maus pregadores, dos marqueteiros, dos estelionatários e de todos esses cínicos, que mentem, audaciosamente, sob a luz dos refletores, tão certos, estão, da complacência do povo.

E, depois, ainda há os que reclamam dos candidatos de discurso único: educação e informação são remédios perfeitos para curar essa cegueira demente e resgatar a saúde dessa multidão de iludidos e despoluir e descontaminar o meio ambiente afetado pelo mau caratismo dos candidatos que sequer tem bandeira... E ainda se orgulham disso!